Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima
Logon
Portal da Prefeitura de São Paulo

Você está em: Governo Aberto > Páginas > rede-info-aberta

Rede INFO Aberta

 

 

REDE INFO ABERTA
Compromisso 4 - Institucionalização
 
O Plano de Ação em Governo aberto também aborda uma questão importante é a institucionalização e perenização da temática de Governo Aberto na Prefeitura de São Paulo. Diante de o conceito de governo aberto ser ainda novo na Administração pública faz-se necessário disseminá-lo entre os agentes públicos e promover espaços para que os funcionários da Prefeitura possam obter formação nesta temática e dialogar com outros órgãos buscando a formulação de políticas públicas abrangentes e bem construídas. O compromisso 04 do Plano se dedica à esse assunto:
4. Criar uma rede de servidores que envolva todas as secretarias, entes e equipamentos municipais, dialogando com o Comitê Intersecretarial de Governo Aberto da cidade de São Paulo (CIGA-SP) e a SP Aberta.
Diante disso, visando institucionalizar os conceitos de governo aberto e estimular o desenvolvimento de políticas públicas transversais nos mais diversos temas de abrangência da Prefeitura, além de criar um canal de contato e formação entre agentes públicos comprometidos com governo aberto, a Controladoria Geral do Município decidiu criar a Rede de Agentes Públicos pelo Acesso à Informação e Governo Aberto (Rede INFO ABERTA).
A Rede INFO Aberta nasce da ampliação da Rede INFO, criada em 2016 pela Controladoria Geral do Município que tinha por objetivo formar os servidores da Prefeitura que lidam com o acesso à informação em temas pertinentes à essas questões. Agora, no ano de 2017, a ideia é ampliar o escopo dessa rede incluindo temas de governo aberto e integrando mais dois servidores como pontos focais em Governo Aberto em cada órgão. O objetivo da rede é sensibilizar para os temas de governo aberto e acesso à informação e, a partir daí, conceder os insumos para que se criem projetos em governo aberto em cada um dos órgãos participantes.


ETAPAS DE EXECUÇÃO DO COMPROMISSO

1. Criar um estatuto para a rede com a definição de princípios e papéis de seus membros, realizar uma campanha para divulgar e sensibilizar a importância de iniciativas de governo aberto e mobilizar servidores para comporem a rede.
→ Por meio de discussões com o Fórum de Gestão Compartilhada, integrantes do CIGA-SP e da São Paulo Aberta/SMRI foi criado o estatuto da Rede INFO Aberta que busca a formação de uma rede de servidores públicos municipais capazes de articular ações relacionadas ao Acesso à Informação e com a promoção de ações de Governo Aberto nos órgãos em que exercem suas atividades, de forma a contribuir para a propagação de valores relacionados à transparência, participação social, integridade pública e inovação tecnológica.
→  Link do Estatuto

2. Indicar dois servidores por secretaria de perfil participativo, sendo um deles servidor de carreira.
→ Para a composição da Rede INFO Aberta entre o dia 05 de maio e 15 de maio de 2017 os Chefes de Gabinete ou autoridade similar de cada órgão da Prefeitura deve enviar os componentes da Rede. Para a divulgação foram enviados ofícios e um vídeo de divulgação procurando sensibilizar e incentivar os servidores a participarem da Rede.
→ Lista dos Servidores Cadastrados
→ Calendário de atividades

3. Realizar reuniões trimestrais com representantes do CIGA e SP Aberta para desenvolver iniciativas transversais de governo aberto e promover formações em governo aberto em cada secretaria.
→ Ata das reuniões


 

 

 

Voltar