Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima
Logon
Portal da Prefeitura de São Paulo

Você está em: Governo Aberto > Páginas > governo-aberto

Governo Aberto

Programa Agentes de Governo Aberto - 2019.



O Programa Agentes de Governo Aberto completou um mês de atividades no sábado, 12/10, com um total de 93 oficinas oferecidas em todas as regiões da cidade (desde 12/09).


Mais de 1.000 paulistanos participaram das oficinas, que são gratuitas e certificadas. Os encontros foram abertos à população e aconteceram em 67 diferentes locais da cidade, em sua maioria em equipamentos públicos, como CEUs, Subprefeituras, escolas e universidades.


Os CEUS destacam-se na lista de equipamentos que receberam oficinas, com 38 atividades realizadas, fruto da parceria que o programa Agentes de Governo Aberto firmou com Rede UniCEU, da Secretaria Municipal da Educação. Além das que já ocorreram, outras 60 estão agendadas em UniCEUS para os próximos meses do ano.


O programa levará conhecimentos sobre governo aberto à população das áreas de abrangência das 32 subprefeituras da cidade. Com datas até dezembro de 2019, o calendário já conta com mais de 250 oficinas agendadas: www.bit.ly/oficinasagentes2019​.


Confira a temática que mais desperta seu interesse e localize o próximo encontro marcado na região mais próxima de você!​


O programa Agentes de Governo Aberto é realizado pela Prefeitura de São Paulo e faz parte do Programa de Metas para o biênio 2019-2020 (iniciativa 34b), coordenado pela Supervisão para Assuntos de Governo Aberto (SGM) em parceria com a Controladoria Geral do Município​.


dados-do-primeiro-mes-paga1.pngdados-do-primeiro-mes-paga2.png

____________________________________________________________________________________________________



Confira o resultado da seleção para o Programa Agentes de Governo Aberto 2019:
 


O Programa Agentes de Governo Aberto oferece bolsas para a realização de atividades formativas em temáticas de governo aberto direcionadas a cidadãos, conselheiros e agentes públicos. As inscrições da edição 2019 estiveram abertas até o dia 30 junho pelo Portal 
SP Cultura.

A atual edição do Programa integra o compromisso internacional que a cidade de São Paulo firmou com a Open Government Partnership (OGP) ao construir o Plano Municipal de Ação da cidade de São Paulo para o Governo Aberto.

A fim de estimular a participação social nas etapas de construção desse compromisso internacional, foram realizadas uma Consulta Pública e Audiência Pública (e o comunicado publicado no Diário Oficial da Cidade​) para colher contribuições e aprimorar o Edital de Chamamento para Seleção de Agentes formadores de Governo Aberto.​

____________________________________________________________________________________________________



A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM), em parceria com a Secretaria do Governo Municipal de São Paulo, promove o Programa “Agentes Formadores de Governo Aberto”. O objetivo é capacitar os munícipes de São Paulo, fornecendo oficinas, entre setembro e dezembro de 2019, para o desenvolvimento do tema Governo Aberto.  As inscrições da primeira etapa do programa, com a apresentação de projetos e credenciamento dos potenciais agentes, estiveram abertas até o dia 30 de junho.


O Programa “Agentes Formadores de Governo Aberto” disponibiliza 32 bolsas destinadas a agentes formadores, que elaboraram projetos de formação com sessenta horas de atividades, sendo quarenta horas de atividades presenciais com a aplicação da metodologia escolhida e vinte horas com atividades de planejamento. Estiveram habilitadas para participar desta seleção pessoas maiores de 18 anos, que residam, estudem ou trabalhem na cidade de São Paulo, com disponibilidade de horário e que possuíssem experiência mínima de 01 (um) ano nas temáticas de Governo Aberto. Essa experiência pôde ser comprovada com a apresentação de artigos científicos, trabalhos realizados em Organizações Não Governamentais ou cartas de recomendação. As bolsas percebem remuneração de até R$ 6.000,00 para a realização das atividades no segundo semestre.


Os agentes poderão aplicar o conteúdo de acordo com sua preferência, desde que esteja de acordo com uma das categorias a seguir:

1. Transparência, acesso à informação e política de dados abertos;

2. Participação Social e Mapeamento Colaborativo;

3. Inovação, Tecnologia Aberta e Inclusão Digital;

4. Comunicação social, Cultura digital, Mídias alternativas e colaborativas;

5. Educação para cidadania, Controle Social e Mecanismos de Combate à Corrupção;

6. Participação Legislativa, Estrutura Pública Municipal e Atividades de Relações Governamentais Éticas e Adequadas.


As inscrições puderam ser feitas através da plataforma digital da SP Cultura no link: http://spcultura.prefeitura.sp.gov.br/projeto/4515/. Também foi possível realizar inscrições presencialmente, em caráter excepcional, no dia 28 de junho, das 10h às 17h, na sede da Supervisão para Assuntos de Governo Aberto na Secretaria do Governo Municipal (Edifício Matarazzo - Viaduto do Chá, n° 15, 11ª andar), oportunidade na qual deveriam ser entregues todos os documentos requeridos para a inscrição, conforme disposto no item 9.5 do Edital.


O Controlador Geral do Município de São Paulo, Gustavo Ungaro acredita que o Programa “Agentes Formadores de Governo Aberto” é uma iniciativa concreta para colocar em prática um plano de Governo Aberto. “É uma ação conjunta do poder público e sociedade civil, com atividades que acontecerão em todas as regiões da cidade, até dezembro deste ano, promovendo e difundindo a cultura da transparência, a lei de acesso à informação, a participação, o controle social e novas tecnologias”.   ​


​​​​​​​​​
Voltar