Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima
Logon
Portal da Prefeitura de São Paulo

Você está em: Início > Páginas > Programa-de-Integridade-2019

Programa de Integridade e Boas Práticas 2019

Lançamento do novo Programa de Integridade e Boas Práticas (PIBP)

No segundo semestre de 2019, o Programa de Integridade e Boas Práticas passou por uma reformulação, trazendo a responsabilidade de formulação do PIBP e de sua implementação aos próprios órgãos e entidades participantes. A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP) recebeu 27 adesões voluntárias de Secretarias e Subprefeituras ao Programa de Integridade e Boas Práticas, o compliance da maior cidade brasileira. Esse número representa 48% de participação entre todos os 56 órgãos da Administração Direta da Prefeitura de São Paulo. A capacitação dos servidores responsáveis pela elaboração e implementação dos Planos de Integridade em suas unidades será realizada nos dias 29 e 30 de agosto, no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura. O trabalho será desenvolvido ao longo do segundo semestre e faz parte da Meta 34.2 do Programa de Metas 2019/2020 que prevê o aumento para 6,25 do Índice de Integridade do Município.

 

A elevada participação no Programa de Integridade e Boas Práticas sinaliza o interesse dos órgãos municipais em aperfeiçoar seus processos de trabalho para alcançar maior eficiência, economicidade e integridade, incorporando de forma efetiva os princípios norteadores da administração pública em seus modos de atuação. A CGM/SP é responsável pelo suporte técnico necessário para a execução da ação, orientando os órgãos sobre os assuntos mapeados que serão abordados em busca de maior eficiência e eficácia, auxiliando na adoção de conceitos de governança púbica para, desta forma, melhorar a prestação dos serviços públicos.

 

Para o Controlador Geral do Município, Gustavo Ungaro, “não basta identificar irregularidade e propiciar responsabilização, é necessário também investir na prevenção e na eficiência dos controles e da transparência, contribuindo para a melhoria dos resultados da gestão. Para isso, cada Secretaria e Subprefeitura elaborará, com apoio da CGM/SP, seu Plano de Integridade, diagnosticando riscos, vulnerabilidades e oportunidades de melhoria, cuja efetividade será medida pelo Índice de Integridade”.​​



​Clique aqui para acessar o Guia Prático do Programa de Integridade 2019​




Histórico


Em 2017, a Controladoria Geral do Município realizou o primeiro Programa de Integridade e Boas Práticas (PIBP) do Brasil (em âmbito municipal) com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Criado com o objetivo de diagnosticar vulnerabilidades, mapear processos, sugerir melhorias e ajudar na criação de indicadores, o programa contribui para o fortalecimento da gestão e disseminação da cultura voltada à transparência, governança e práticas de prevenção e combate à corrupção.

No programa de 2018 e primeiro semestre de 2019 foram selecionadas as seguintes pastas:

·         Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS);

·         Secretaria Municipal de Gestão (SMG); 

·         Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais (SMPR);

·         Secretaria Municipal de Gestão (SG); 

·         Prefeitura Regional de Vila Maria/ Vila Guilherme (PR-MG).


Saiba mais aqui

​​​​
Voltar